quarta-feira, 23 de novembro de 2011

São Pedro



A origem da comunidade do São Pedro é desconhecida. Segundo moradores mais antigos do lugar, no início moravam algumas pessoas nesta localidade mas as suas casas eram muito distantes umas das outras. Ainda hoje encontramos algumas fazendas que possui objetos e sinais do tempo da escravidão, como a fazenda do Sr Jair. 

A razão do nome é que a população era muito devota de São Pedro e de Santo Antônio. O Sr Francisco Fortunato é quem trouxe a primeira imagem de São Pedro para a comunidade.

No ano de 1936, o senhor José Celestino doou o terreno para a construção de uma igreja no lugar. Havia, neste local um Cruzeiro onde RAM celebradas as missas, uma vez por ano, por ocasião da festa de São Pedro, no dia 29 de junho. Ao lado do Cruzeiro estava localizado o Cemitério.

Os fazendeiros do lugar, entre eles, Custódio Guerra e Antônio Lisboa Guerra doaram dinheiro para adquirir o material necessário para a construção da igreja e os homens do lugar fabricaram os adobes. A partir daí, os fazendeiros e as pessoas da comunidade cavoucaram o caminho para a construção da estrada de acesso à comunidade.
























6 comentários:

  1. Saudades de São Pedro, uma parte de minha infância passei ai.

    ResponderExcluir
  2. Nasci em São Pedro zona rural de Santa Maria de Itabira na Fazenda do meu avô Francisco Fortunato .Sou filha de Geraldo Fortunato e Virginia Martins dos Santos Francisco Fortunato era pai do meu pai

    ResponderExcluir
  3. Hoje moro em Ipatinga MG e tenho um filho chamado Flávio Cézar Gomes dos Santos
    e gostaria de rever pessoas de São Pedro.

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã Rosana mora lá com seus filhos e esposo

    ResponderExcluir